quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Embora haja quem não precise

...pelo menos à vista desarmada.

The one and only...




...wonderbra.
Grande ovação, por favor.

"Os zapatistas passaram de moda"


(Título do Le Monde Diplomatic)
Mostraram-se ao mundo nos primeiros dias de 1994, tentaram durante estes 16 anos lutar à esquerda de forma nova, diferente, conseguiram vitórias e derrotas parciais, sem pressas "revolucionárias", tentando consolidar o adquirido, passo e meio à frente e um passo atrás, lá longe, no meio da floresta (Chiapas) e dos índios camponeses. Já não têm a projecção mediática que já tiveram - daí o título do jornal.
Será que não têm quebra(s) de ânimo, de vez em quando, que não lhes apetece, aos líderes (mais vividos) mandar tudo às malvas e "dedicar-se à pesca"?...
Tiro-lhes o meu chapéu.

The dark side of the moon

Óbviamente que eu preferia que ele (o "lado lunar" como lhe chamam o Carlos T e o Rui Veloso) não existisse, mas se há luar, também há sombra(s)...
E traduziu-se ele na presença invisível mas premente do sempre desprezível interesse monetário, é claro, mas também no facto de, a páginas tantas, ela ter puxado de um cigarro para fumar (e fumou) e no facto de ter ido embora (o que, aliás, era inevitável) após ter a certeza - ela e as outras 2 que permaneceram mais tempo connosco - que não desmbolsaríamos mais do que o custo da garrafa de whiscky que mandáramos vir para os cinco.
Curiosamente (ou não) são as partes de que tenho menos memória...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A voragem

(Não por acaso título de um romance do meu muito prezado Máximo Gorki).
A vida é uma voragem, porque passa muito depressa e porque os momentos bons - alguns tão bons que, na altura em que os vivemos, nos parecem irreais e, mais tarde, terem a consistência de sonhos -, esses momentos que gostaríamos de prolongar e não soubémos ou não pudémos, e que, já passados, gostariamos de reter na memória para os saborearmos devidamente, com calma, como eles merecem, esses momentos são tragados pelo viver quotidiano - e é uma luta danada tentar mantê-los à tona de água.